Ensino Infantil maternal I e II, Pré I e Pré II
Educação Infantil ao 1º Ano do Ensino Fundamental
É o período de 0 a 6 anos, com proposta pautada pelo respeito à criança, que é tratada como indivíduo livre, pensante, capaz, potente, criativo, crítico, descobridor de seu espaço, ousando sempre novas descobertas, construindo seus valores, interagindo em seu meio ambiente e modificando-o.
A didática adotada favorece a reflexão, a invenção e a troca ampla e aberta de experiências, uma postura educacional que reconhece no aluno múltiplas habilidades e favorece seu desenvolvimento. Idealizado com a intenção de favorecer a formação da criança num horizonte amplo de práticas e repertórios diversificados de informação, o currículo está estruturado nas seguintes áreas de atividades:
-
Introdução à Lógica Natural e Atividades Pré-Numéricas;
-
Códigos, Comunicação, Expressão e Representação;
-
Natureza e Cultura;
-
Movimento;
-
Música;
-
Artes Visuais;
-
Educação Física;
-
Inglês;
-
Informática;
“A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano”. (Jean Piaget)
Metodologia e Estratégia
O Professor será agente facilitador do processo ensino aprendizagem, estimulando o raciocínio lógico e a capacidade da elaboração de conceitos pelo aluno, que será sujeito do seu próprio conhecimento, levando em consideração sua experiência de vida.
A pesquisa e renovação dos métodos de ensino por parte da Equipe Pedagógica devem ser constantes, assegurando assim aos alunos um ensino de qualidade.
Dessa forma, por meio do projeto pedagógico e o constante trabalho interdisciplinar esperamos que nosso aluno seja capaz de:
-
Ampliar o uso da linguagem para elaborar e compreender textos orais e escritos;
-
Valorizar a leitura e utilizar a linguagem como um meio para a aprendizagem;
-
Compreender o exercício da cidadania, adotando atitudes de solidariedade, cooperação e respeito pelo seu próximo;
-
Desenvolver o senso crítico;
-
Resolver problemas desenvolvendo formas de raciocínio e processos de dedução e indução;
-
Compreender a natureza como um todo dinâmico que inclui o homem como agente de mudança;
-
Identificar o próprio grupo e suas relações com os outros;
-
Estabelecer relações equilibradas e construtivas com os outros;
-
Conhecer a organização do espaço geográfico e da natureza para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar;
-
Expressar-se em artes, articulando a percepção, a imaginação, a emoção e a reflexão;
-
Conhecer e cuidar do seu corpo, valorizando e adotando hábitos de higiene saudáveis.
Equipe atuante na Educação Infantil ao Ensino Fundamental ll
Nosso propósito educacional é formar, por meio de um ensino multidisciplinar líderes que sejam competentes, conscientes e comprometidos com o exercício pleno da cidadania.
O nosso corpo docente vê a educação como importante fator de compromisso, respeito ao aluno e responsabilidade profissional.
É necessário garantir aprendizagens significativas que possibilitem a interdisciplinaridade, vendo os alunos como um todo afetivo, emocional e cognitivo.
Desse modo, a aprendizagem se dá mediante a integração entre as diversas áreas do conhecimento, permitindo ao professor uma visão global do seu aluno.
A equipe pedagógica está comprometida com o processo ensino aprendizagem e capacitada a atender o aluno e sua família, buscando oferecer à comunidade uma educação de qualidade.
Acompanhamento e avaliação dos alunos
A avaliação do aproveitamento escolar é realizada em processo contínuo, integral e cumulativo, dando-se preponderância aos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
A avaliação traduz-se em um conjunto de ações que visam orientar a intervenção pedagógica no sentido de melhorar a aprendizagem do aluno.