Ensino Infantil maternal I e II, Pré I e Pré II

 

Educação Infantil ao 1º Ano do Ensino Fundamental

 

 

É o período de 0 a 6 anos, com proposta pautada pelo respeito à criança, que é tratada como indivíduo livre, pensante, capaz, potente, criativo, crítico, descobridor de seu espaço, ousando sempre novas descobertas, construindo seus valores, interagindo em seu meio ambiente e modificando-o.

 

A didática adotada favorece a reflexão, a invenção e a troca ampla e aberta de experiências, uma postura educacional que reconhece no aluno múltiplas habilidades e favorece seu desenvolvimento. Idealizado com a intenção de favorecer a formação da criança num horizonte amplo de práticas e repertórios diversificados de informação, o currículo está estruturado nas seguintes áreas de atividades:

 

  • Introdução à Lógica Natural e Atividades Pré-Numéricas;

  • Códigos, Comunicação, Expressão e Representação;

  • Natureza e Cultura;

  • Movimento;

  • Música;

  • Artes Visuais;

  • Educação Física;

  • Inglês;

  • Informática;

  •  

“A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano”. (Jean Piaget)

 

 

Metodologia e Estratégia

 

 

O Professor será agente facilitador do processo ensino aprendizagem, estimulando o raciocínio lógico e a capacidade da elaboração de conceitos pelo aluno, que será sujeito do seu próprio conhecimento, levando em consideração sua experiência de vida.

 

A pesquisa e renovação dos métodos de ensino por parte da Equipe Pedagógica devem ser constantes, assegurando assim aos alunos um ensino de qualidade.

 

Dessa forma, por meio do projeto pedagógico e o constante trabalho interdisciplinar esperamos que nosso aluno seja capaz de:

 

  • Ampliar o uso da linguagem para elaborar e compreender textos orais e escritos;

  • Valorizar a leitura e utilizar a linguagem como um meio para a aprendizagem;

  • Compreender o exercício da cidadania, adotando atitudes de solidariedade, cooperação e respeito pelo seu próximo;

  • Desenvolver o senso crítico;

  • Resolver problemas desenvolvendo formas de raciocínio e processos de dedução e indução;

  • Compreender a natureza como um todo dinâmico que inclui o homem como agente de mudança;

  • Identificar o próprio grupo e suas relações com os outros;

  • Estabelecer relações equilibradas e construtivas com os outros;

  • Conhecer a organização do espaço geográfico e da natureza para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar;

  • Expressar-se em artes, articulando a percepção, a imaginação, a emoção e a reflexão;

  • Conhecer e cuidar do seu corpo, valorizando e adotando hábitos de higiene saudáveis.

 

 

Equipe atuante na Educação Infantil ao Ensino Fundamental ll
 

 

Nosso propósito educacional é formar, por meio de um ensino multidisciplinar líderes que sejam competentes, conscientes e comprometidos com o exercício pleno da cidadania.


O nosso corpo docente vê a educação como importante fator de compromisso, respeito ao aluno e responsabilidade profissional.
É necessário garantir aprendizagens significativas que possibilitem a interdisciplinaridade, vendo os alunos como um todo afetivo, emocional e cognitivo.


Desse modo, a aprendizagem se dá mediante a integração entre as diversas áreas do conhecimento, permitindo ao professor uma visão global do seu aluno.


A equipe pedagógica está comprometida com o processo ensino aprendizagem e capacitada a atender o aluno e sua família, buscando oferecer à comunidade uma educação de qualidade.

 


Acompanhamento e avaliação dos alunos

 


A avaliação do aproveitamento escolar é realizada em processo contínuo, integral e cumulativo, dando-se preponderância aos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.


A avaliação traduz-se em um conjunto de ações que visam orientar a intervenção pedagógica no sentido de melhorar a aprendizagem do aluno